Welcome to brasil legal

Boa semana

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sao Paulo a 10 Cidade mais cara do mundo

Brasil Legall


São Paulo sobe em ranking é e 10ª cidade mais cara do mundo

Capital paulista estava na 21ª posição em 2010; com o real valorizado, ultrapassou europeias como Londres, Paris e Milão






São Paulo é a 10ª cidade mais cara do mundo. De 2010 para cá, a capital paulista subiu 11 posições na Pesquisa de Custo de Vida 2011 realizada pela consultoria Mercer, que é elaborada com base nos gastos de funcionários expatriados. A pesquisa compara mais de 200 itens em cada local, incluindo moradia, transporte, alimentação, vestuário, utilidades domésticas e entretenimento.


Leia também:
Diferença de preços em bairros paulistanos chega a 400%
Por que os preços em São Paulo estão cada vez mais altos?
Comer em São Paulo é mais caro que em Nova York
2010: São Paulo e Rio entre as 30 cidades mais caras
Como os custos são transformados em dólar norte-americano, a valorização do real acabou contribuindo para São Paulo subir tantas posições no ranking. Com a alta, a cidade ultrapassou locais como Londres (18ª colocada), Milão (25ª) e Paris (27%), que no ano passado apareciam antes da capital paulista na lista.


“Em geral, as taxas de câmbio na América do Sul permanecem relativamente estáveis, com exceção do real brasileiro, que teve significativo fortalecimento diante do dólar americano. Por isso, as cidades brasileiras subiram no ranking," diz em nota Nathalie Constantin-Métral, pesquisadora sênior da Mercer e responsável pela compilação anual do ranking. O Rio de Janeiro também ganhou posições, passando do 17º lugar ao 12º.





Foto: Getty Images
São Paulo sobe 11 posições em 2011 no ranking de custo de vida para funcionários expatriados
As 10 mais caras


Além de São Paulo, Cingapura também foi uma novidade na lista das 10 cidades mais caras do mundo, no 8º lugar, vinda do 11º.


Mas Luanda, em Angola, pelo segundo ano consecutivo é a cidade mais cara do mundo para expatriados. Segundo Constantin-Métral, “encontrar moradia boa e segura para empregados expatriados é um verdadeiro desafio na maioria das cidades africanas da lista, e os custos podem ser significativos comparados aos de outras regiões."


Tóquio permanece na segunda posição e a africana N’Djamena, no Chade, em terceiro lugar. Moscou vem a seguir na quarta posição, com Genebra em quinto e Osaka em sexto. Zurique subiu uma posição para a sétima do ranking, enquanto Hong Kong caiu para o nono lugar.


No outro extremo do ranking, Carachi (214º), no Paquistão, está classificada como a cidade menos cara do ranking, que lista as 214 mais caras do mundo. A pesquisa constatou que Luanda, no topo da lista, supera o custo de Carachi em mais de três vezes.


10 CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO
1 Luanda (Angola)
2 Tóquio (Japão)
3 N'Djamena (Chade)
4 Moscou (Rússia)
5 Genebra (Suiça)
6 Osaka (Japão)
7 Zurique (Suiça)
8 Cingapura (Cingapura)
9 Hong Kong (Hong Kong, China)
10
São Paulo (Brasil)




Europa e EUA


Já na Europa Ocidental, o custo de vida para expatriados permaneceu relativamente estável nos últimos 12 meses, segundo Constantin-Métral . “Porém, muitas das cidades da região ainda caíram no ranking. Isso ocorreu em grande parte porque outras cidades ficaram mais caras, e assim as ultrapassaram. Algumas reduções no custo de moradia em virtude da recessão econômica também estão por trás das mudanças nos rankings de algumas cidades europeias – em particular Atenas e Barcelona.”


Na posição 32, Nova York é a cidade mais cara nos Estados Unidos.


Oriente Médio e Ásia-Pacífico


Em 24º, Tel Aviv caiu cinco posições em relação ao ranking de 2010, mas continua a ser a cidade mais cara do Oriente Médio.


A alta da moeda local, assim como ocorreu no Brasil, também levou cidades australianas a saltarem no ranking. O dólar australiano teve valorização de quase 14% em relação ao dólar americano. Com isso, Sidney (14º) subiu dez posições em relação a 2010, Melbourne passou de 33 para 21, e Perth subiu 30 posições, ocupando agora o 30º lugar. Com 44 posições acima em relação a 2010, Adelaide (46º) é a cidade que mais subiu no país.


A cidade mais cara da Ásia é Tóquio (2º), seguida por Osaka (6º). Em seguida estão Cingapura (8º), Hong Kong (9ª) e Nagoya (11º). Seul (19º) caiu cinco posições. Na China, Pequim ficou em 20º lugar, seguida por Xangai (21º), Guangzhou (38º), Shenzhen (43º) e Taipei (52º). Segundo Constantin-Métral, “a maioria das cidades asiáticas subiu no ranking, pois a disponibilidade de moradia para expatriados é limitada e a demanda é alta.”


Nova Deli (85º) é a cidade mais cara da Índia, seguida por Mumbai (95º) e Bangalore (180º).

Nenhum comentário: